quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Primavera Literária Brasileira


Em março viajo para participar da terceira edição da Primavera Literária Brasileira. As aventuras do gato Olavo serão contadas em francês: Olavo, le chat, um infantojuvenil escrito e ilustrado por mim. Logo trarei novidades sobre o novo livro, que  fará parte do Printemps Littéraire Brésilien sediado na Universidade de Sorbonne entre os dias 21 e 31 de março.

O evento irá promover o encontro de escritores, ilustradores e quadrinistas daqui com alunos de português de lá, com atividades realizadas dentro e fora da Universidade e ateliês em escolas, para discutir a literatura infantil e juvenil brasileira e suas potencialidades. A organização e curadoria é de Leonardo Tonus, coordenador do Departamento de Estudos Lusófonos da Sorbonne, que terá a ajuda de Simone Paulino e Verônica Lessa. Os cerca de 30 convidados falarão em diversos espaços da cidade, como a Embaixada do Brasil na França, Fundação Gulbenkian, Maison du Brésil, Maison de l’Amérique Latine, Maison de la Culture du Japon à Paris e escolas públicas primárias e de ensino médio.

  
A Primavera  visa levar a literatura brasileira contemporânea a espaços de ensino do português na França. Inscreve-se numa perspectiva pedagógica e se estende aos campos da divulgação e promoção da cultura brasileira no exterior. Este ano, a programação inclui outros países. Participarei de eventos em Leiden, Holanda, e Berlim, na Alemanha. Na Universidade de Leiden, a organização é da professora Sara Brandellero.  Em Berlim, acontecerá em espaços institucionais e culturais, sob a responsabilidade de Antonio Salvador (escritor e professor) e Luciana Rangel (jornalista e criadora do Círculo Literário de Berlim), atualmente residentes na Alemanha.

O meu romance "Luzia" e o livro de contos "Escola de Gigantes" seguirão na viagem, ao lado de "Olavo, le chat" e o também inédito "Anotações de Berlim", com lançamento previsto para o próximo dia 7 de fevereiro pelo selo Megamíni da 7Letras. 

Durante o Printemps, será lançada a antologia  "Olhar Paris", que a Editora Nós de Simone Paulino publicará em março, com organização de Leonardo Tonus e contos dos autores que estiveram presentes na edição anterior da Primavera Literária Brasileira.

Aqui a lista completa dos participantes deste ano:
Lúcia Hiratsuka, Roger Mello, Roberto Parmeggiani, Jessé Andarilho, Henrique Rodrigues, Marcello Quintanilha, Paula Anacaona, Marcelo D’Salete, Claudia Nina, Lucrécia Zappi, Lúcia Bettencourt, Paloma Vidal, Krishna Monteiro, Miguel Sanches Neto, Mário Araujo, Alexandre Vidal Porto, Godofredo
de Oliveira Neto, Paula Fábrio, João Guilhoto, Andrea Nunes, Márcio Benjamin, Ieda de Oliveira, Felipe Franco Munhoz, Maurício Vieira, Flávio Goldmann, Jéferson Assumção, Susana Fuentes, Kátia Gerlach, Eunice Gutman, Mariza Baur, Patrícia Melo, Antonio Salvador, Camila Gonzatto, Caio Yurgel.

Em Babel, o link para matéria no Estadão,  por Maria Fernanda Rodrigues, na coluna

Babel: Literatura e mercado editorial 

"Primavera Literária Brasileira vai levar 30 autores a Paris"

 

E clicando na imagem, o Blog Estudos Lusófonos.

 
http://etudeslusophonesparis4.blogspot.com.br/

Bientôt le programme complet du Printemps Littéraire Brésilien 2016 sur : 




Em Breve o programa completo do Printemps Littéraire Brésilien no link :